SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Transtorno de Estresse Pós-traumático e funções executivas em adultos: uma revisão sistemáticaMedida Decomposta de Valor Social: Uma Alternativa Baseada na Teoria dos Jogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

GONCALVES, Aline da Silva; HERNANDEZ, José Augusto Evangelho  e  BUCHER-MALUSCHKE, Júlia Sursis Nobre Ferro. Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.3, pp. 350-360. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2103.22032.11.

A pandemia da COVID -19 tornou-se um dos eventos de vida mais impactantes da experiência humana contemporânea. Este estudo examinou as propriedades psicométricas de uma versão da Impact of Event Scale, medida de sofrimento subjetivo relacionada aos eventos estressantes de vida, adaptada ad hoc ao contexto pandêmico. Participaram 318 moradores do Rio de Janeiro/RJ, que foram divididos aleatoriamente em duas amostras. Os escores do primeiro grupo foram submetidos à Análise Fatorial Exploratória, que extraiu uma solução de dois fatores: Pensamentos Intrusivos e Evitativos. No segundo, foi testado um modelo de dois fatores oblíquos, por meio de Análise Fatorial Confirmatória, que apresentou um bom ajuste aos dados. Os resultados também indicaram evidências de validade convergente, validade discriminativa e consistência interna as duas dimensões da escala. Uma Análise de Regressão indicou os Pensamentos Intrusivos da IES como principal preditor de Afetividade Negativa, evidência de validade de critério. Foram encontradas evidências suficientes de validade e fidedignidade para a IES adaptada ao contexto da COVID-19.

Palavras-chave : evento traumático; validade do teste; COVID-19.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License