SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4¿Cómo de Estable es la Inteligencia?: Evidencias a partir de Datos BrasileñosEvaluación Psicológica y Evaluación del Aprendizaje a Gran Escala: Directrices para Investigadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

FREIRES, Leogildo Alves; GUERRA, Valeschka Martins  y  NASCIMENTO, Andrea dos Santos. Desafios e Proposições para a Avaliação Psicológica com Grupos Minorizados: (Des)alinhamentos Sociopolíticos. Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.4, pp. 383-396. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2104.24166.02.

Este trabalho visa discutir desafios e proposições relacionados à avaliação psicológica e pesquisa com grupos minorizados no Brasil. Para tanto, o conteúdo da seção Participantes de todos os artigos publicados na Revista Avaliação Psicológica entre 2011 e 2021 foi agregado, gerando um corpus analisado pelo software Iramuteq. Os resultados da Classificação Hierárquica Descendente indicaram a existência de quatro classes, que enfatizam informações de gênero e idade (Classe 1), regional e educacional (Classe 2), dados interseccionais (Classe 3) e ênfase nosológica (Classe 4). Foram visibilizados os estudos que apresentaram maior detalhamento nos dados sociodemográficos. Conclui-se que existe a necessidade de ampliar as informações divulgadas de forma a visibilizar grupos minorizados socialmente. Para tanto, são apresentadas propostas que visam contribuir com a visibilização desses grupos, de acordo com a legislação vigente do Conselho Federal de Psicologia, e com o cruzamento de informações relevantes para a construção de um conhecimento interseccional na área.

Palabras clave : avaliação psicológica; grupos minoritários; pesquisa quantitativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License