SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Desafios da Avaliação Psicológica no Brasil: Nova Realidade, Velhas QuestõesAtitudes Frente à Testagem e Competências Requeridas na Avaliação Psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

HAUCK, Nelson  e  VALENTINI, Felipe. Modelando a Desejabilidade Social na Escala de Auto-Relato de Comportamentos Anti-Sociais. Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.4, pp. 418-426. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2104.24298.05.

O Inventário Breve de Comportamentos Antissociais foi desenvolvido para avaliar um fator geral de personalidade antissocial. No entanto, como traços antissociais são socialmente aversivos, os escores do inventário podem acabar contaminados pela desejabilidade social em contextos de avaliação nos quais o indivíduo possui interesse em obter resultados favoráveis. No presente estudo, uma análise do ASR-13 foi realizada em relação a quais itens são suscetíveis às respostas socialmente desejáveis quando a coleta de dados é feita em ambientes prisionais. Os participantes foram 324 estudantes universitários e 20 homens privados de liberdade. O modelo Multiple Indicator Multiple Cause (MIMIC) sugeriu que três itens eram especialmente propensos a provocar respostas socialmente desejáveis. Evidências de que os participantes privados de liberdade atenuaram as suas pontuações em itens com conteúdo relacionado a comportamentos ilegais foram encontradas. Discutiu-se as implicações dos resultados e como ajudam a entender os processos latentes que causam respostas aos itens do ASR-13.

Palavras-chave : psicopatia; desejabilidade social; estilos de resposta; faking; teoria de resposta ao item explanatória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License