SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Modelización de la Deseabilidad Social en los puntajes del Inventario Breve de Conductas Antisociales (ASR-13)El Futuro de las Evaluaciones Mediante las Redes Sociales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

BAPTISTA, Makilim Nunes; SILVA JUNIOR, Natalício Augusto da; FAIAD, Cristiane  y  CARDOSO, Hugo Ferrari. Atitudes Frente à Testagem e Competências Requeridas na Avaliação Psicológica. Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.4, pp. 427-436. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2104.24174.06.

O desenvolvimento de atitudes frente à testagem e de competências para o bom desempenho na prática da Avaliação Psicológica (AP) é um dos recursos importantes na atuação profissional. Neste estudo, investigou-se as atitudes e competências de psicólogos frente à AP. Participaram da pesquisa 186 psicólogos, de todas as regiões do Brasil, que responderam o Questionário de Identificação, o Questionário de Atitudes de Psicólogos frente à Testagem Psicológica (QAPT) e o Questionário de Competência para Avaliação Psicológica (QCAP). Os resultados indicaram a competência Domínio com melhor relação entre diversas variáveis. A análise de regressão demonstrou que a utilização de testes e formação stricto sensu, são preditoras de maior domínio e possuir mestrado preditor de maior atribuição à importância da competência. Assim, o investimento em estratégias de ensino e prática podem facilitar a experiência profissional, fomentando em atitudes e competências necessárias para uma prática adequada.

Palabras clave : atitudes; competências; conhecimentos; avaliação psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License