SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Atitudes Frente à Testagem e Competências Requeridas na Avaliação Psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

FRANCO, Víthor Rosa  e  PRIMI, Ricardo. O Futuro das Avaliações por Meio das Redes Sociais. Aval. psicol. [online]. 2022, vol.21, n.4, pp. 437-445. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2104.24170.07.

O objetivo geral da presente pesquisa é discutir as principais inovações em avaliação psicológica possibilitadas pela existência das redes sociais. Mais especificamente, iremos caracterizar as práticas (e fragilidades) da avaliação psicológica convencionais, os métodos mais modernos de psicometria computacional e exemplos de aplicações de psicometria computacional a partir de dados provenientes de redes sociais. De forma geral, as práticas convencionais da avaliação psicológica da psicometria foram criadas no século XIX e muitas de suas práticas, desenvolvidas próximo à metade do século XX, continuam sendo utilizadas de forma pouco crítica. Como alternativa, a psicometria computacional, uma abordagem da psicometria que combina métodos da ciência da computação orientados a dados e teoria psicométrica, tem sido utilizada para gerar inovações na área de avaliação. Por fim, discutimos algumas aplicações da psicometria computacional e como essas inovações irão, provavelmente, gerar mudanças profundas no contexto de avaliação.

Palavras-chave : ciência de dados; psicometria computacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License