SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número17Figuras da barbáriePerdas e ganhos do envelhecimento da mulher índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

ORIONTE, Ivana  y  SOUZA, Sônia Margarida Gomes. O significado do abandono para crianças institucionalizadas. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2005, vol.11, n.17, pp. 29-46. ISSN 1677-1168.

Esta pesquisa se propôs a compreender o significado do abandono para as crianças institucionalizadas &– cinco crianças entre sete e onze anos de idade, sendo duas do sexo feminino e três do sexo masculino, que se encontram em uma instituição de abrigo da cidade de Goiânia (GO). A psicologia histórico-cultural de Vigotsky, fundamentada no pensamento dialético, norteou esta pesquisa, seguindo os princípios epistemológicos desenvolvidos por Gonzalez Rey. Os recursos metodológicos utilizados foram: a entrevista semi-estruturada, a observação participante e a pesquisa documental. Com base na investigação realizada, três categorias de significados se evidenciaram: a invisibilidade, a transgressão e os vínculos afetivos. Constatou-se na pesquisa que a “voz” das crianças é marcada pela invisibilidade e que raramente alcança os dirigentes das instituições. Para tanto, faz-se necessário pensar políticas públicas para além da perspectiva adultocêntrica, a fim de melhor atender às crianças.

Palabras clave : Psicologia Social; Dialética exclusão-inclusão social; Infância; Abandono; Institucionalização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License