SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número17Perdas e ganhos do envelhecimento da mulherPsicanálise e universidade: mais, ainda índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

CARRETEIRO, Teresa Cristina. Corpo e contemporaneidade. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2005, vol.11, n.17, pp. 62-76. ISSN 1677-1168.

As sociedades ocidentais contemporâneas apresentam características que merecem ênfase: o enfraquecimento dos coletivos institucionalizados, o culto do individualismo temperado pelo surgimento de novos coletivos, a importância do sucesso, a pressão da urgência, a prioridade dada ao ato e a ilusão da idéia do absoluto. Tais características oferecem um quadro necessário para o centramento sobre o corpo. O artigo afirma que o corpo tornou-se um dos valores predominantes do mundo contemporâneo. Ao longo do texto, são estudados alguns aspectos que o corpo tem adquirido na atualidade: corpo território, corpo viril, corpo excesso, corpo beleza. A conclusão discute o lugar do corpo como um sintoma contemporâneo, fazendo surgir uma patologia narcísica específica, que gera conseqüências importantes nas concepções subjetivas e sociais.

Palabras clave : Corpo; Subjetividade; Sociedade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License