SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número17Corpo e contemporaneidadeClínica com adolescentes: de que pai se trata índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

PINTO, Jeferson Machado. Psicanálise e universidade: mais, ainda. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2005, vol.11, n.17, pp. 76-85. ISSN 1677-1168.

O presente texto, baseado na teoria psicanalítica de Lacan, analisa a relação entre sujeito e saber, enfatizando a importância da função do escrito nessa relação. Toma-se o caráter contingencial e, portanto, particular da entrada do sujeito na linguagem, daí extraindo algumas conseqüências, na relação entre sujeito e saber. Analisa-se a inserção da Psicanálise no contexto universitário, delineando-se um litoral entre o saber universitário, de cunho universalizante, e o saber individualizado, fundado na inserção do sujeito e seu desejo, em algum campo do saber. O artigo estabelece a diferença entre o real da ciência, identificado ao que as letras permitem escrever, e o real conceituado para a Psicanálise, situado mais além da literalização. Tal diferença permite o estabelecimento de um paralelo entre a função fálica e o campo do feminino, de acordo com a teoria de Lacan, além de esclarecer o mesmo tipo de relação lógica entre Psicanálise e Ciência.

Palavras-chave : Psicanálise; Universidade; Saber; Literalização; Feminino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License