SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número18Subjetivación de la experiencia violenta en el transtorno por estrés postraumáticoRepresentação da sobrecarga familiar e adesão aos serviços alternativos em saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

ROSA, Lúcia Cristina dos Santos. A inclusão da família nos projetos terapêuticos dos serviços de saúde mental. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2005, vol.11, n.18, pp. 205-218. ISSN 1677-1168.

Este artigo busca discutir a inclusão da família nos projetos terapêuticos dos serviços de saúde mental. Para tanto, parte da análise do dia-a-dia do assistente social na assistência psiquiátrica, em CAPs (Centros de Atenção Psicossocial) e hospitais psiquiátricos. Essa atividade é pautada pela atuação junto a famílias de baixa renda no Piauí. Observa-se que a abordagem dirigida à família é preponderantemente voltada para o público feminino. A premissa que orienta a análise supõe que as mudanças no modelo assistencial impõem a construção de novas relações entre a família, os serviços de saúde mental e seus profissionais. Apontam-se potencialidades, limites e riscos implícitos na abordagem dos segmentos sociais a que pertencem essas famílias. A análise indica a necessidade de construção de novas práticas, para fortalecer a condição de sujeito dos participantes dos projetos.

Palavras-chave : Família; Assistência Psiquiátrica; Projeto Terapêutico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License