SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue19Factorial structure of miokinétic psychodiagnosis-revised and digitalized (MKP-RD) lineograms on two sample one of men and another of womenBox of Toys Project: an analysis of a pre- school teacher training program in Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

PERES, Rodrigo Sanches  and  SANTOS, Manoel Antônio dos. Contribuições do inventário fatorial de personalidade (IFP) para a avaliação psicológica de pacientes onco-hematológicos com indicação para o transplante de medula óssea. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2006, vol.12, n.19, pp. 22-33. ISSN 1677-1168.

O presente estudo objetiva avaliar a personalidade de pacientes com indicação para o transplante de medula óssea (TMO). Para tanto, um grupo de dez adultos portadores de doenças onco-hematológicas foi submetido à aplicação de uma bateria de testes psicológicos. Serão focalizados os resultados do emprego do inventário fatorial de personalidade (IFP), instrumento nacional voltado à avaliação de 15 fatores de personalidade. Os dados foram coletados e avaliados em conformidade com as recomendações da literatura científica. Os resultados indicam que o IFP foi de grande utilidade para o delineamento das características de personalidade dos examinados e forneceu subsídios relevantes para o direcionamento do atendimento multidisciplinar oferecido a eles.

Keywords : Personalidade; Avaliação psicológica; Psico-oncologia; Psicologia hospitalar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License