SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número19Contribuições do inventário fatorial de personalidade (IFP) para a avaliação psicológica de pacientes onco-hematológicos com indicação para o transplante de medula ósseaTecnologia e subjetividade: intimidade mediada por computadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

CARVALHO, Alysson Massote et al. Projeto Caixa de Briquedos: uma análise da capacitação de profissionais de instituições de educação infantil em Minas Gerais, Brasil. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2006, vol.12, n.19, pp. 34-45. ISSN 1677-1168.

Este artigo objetiva avaliar o modelo de capacitação para educadores infantis utilizado pelo Projeto Caixa de Brinquedos, que teve como referência a inserção do brincar no projeto pedagógico das instituições educacionais, além da apreensão do brincar como processo importante para o desenvolvimento infantil. Foram analisados questionários de avaliação de reação, preenchidos por 485 educadores. Os dados coletados foram organizados em categorias de análise. Entre os principais resultados, um número significativo de educadores (40%) não apresentava conhecimento prévio sobre o brincar e grande parcela deles considerou os assuntos abordados importantes e aplicáveis ao seu trabalho (96,1% e 90,7%, respectivamente). Tais resultados indicam que esse tipo de capacitação pode suprir a deficiência de formação dos educadores quanto à função do brincar no desenvolvimento humano. Essa capacitação poderia também ser introduzida de forma sistematizada na rotina de atividades das instituições de educação infantil.

Palavras-chave : Capacitação; Brincar; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License