SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número19Projeto Caixa de Briquedos: uma análise da capacitação de profissionais de instituições de educação infantil em Minas Gerais, BrasilIdentidades masculinas: limites e probabilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MORAES, Márcia  e  SILVA, Cristiane Moreira da. Tecnologia e subjetividade: intimidade mediada por computadores. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2006, vol.12, n.19, pp. 44-53. ISSN 1677-1168.

O artigo teve o objetivo de investigar a produção de subjetividade com base nas atuais tecnologias da informação, em particular do diário virtual. A fundamentação teórica da pesquisa levou em conta os enfoques de autores contemporâneos sobre o assunto, apostando numa perspectiva ontogenética, no tocante às relações homem/técnica. Nesse enfoque, destaca-se um processo de produção da subjetividade, no qual esta é efeito de conexões heterogêneas que articulam humanos e não humanos. Assim, a subjetividade é considerada como um dos efeitos da mediação técnica. A pesquisa de campo foi realizada com 10 sujeitos de diferentes cidades do Brasil. Para coletar dados, foi utilizado o questionário semi-estruturado. Os resultados indicam que o diário virtual produz novas formas de subjetividade, de amizades e de relações pessoais.

Palavras-chave : Subjetividade; Tecnologia; Intimidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License