SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número19Tecnologia e subjetividade: intimidade mediada por computadoresMudar de sexo: uma prerrogativa transexualista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MAGALHAES, Andréa Seixas. Identidades masculinas: limites e probabilidades. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2006, vol.12, n.19, pp. 54-65. ISSN 1677-1168.

O presente trabalho toma por base uma abordagem psicossocial para discorrer sobre os limites impostos pelos estereótipos de gênero à construção de uma identidade masculina, em contraposição às possibilidades de subjetivação, num cenário cultural de pluralidade identitária. Ênfase é dada à socialização estereotipada dos meninos, num processo no qual se verifica uma espécie de superposição do contexto socio-histórico em que cresceram os pais àquele no qual o menino é socializado, acentuando determinadas crenças sobre gênero. O modelo tradicional de virilidade, que imperava inquestionável até bem pouco tempo, ignorando as necessidades afetivas e valorizando características como a competitividade, a preocupação com o desempenho, o autoritarismo, a dominação e a opressão, vem sendo questionado como pilar maior da identidade masculina tradicional.

Palavras-chave : Identidades masculinas; Subjetivação; Pluralidade identitária; Estereótipos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License