SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número20Modos de subjetivar e de configurar o sofrimento: depressão e modernidadeEntre o desejo e o sofrimento psíquico no trabalho: um estudo de caso com professora de educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

GUIMARAES, Maria Rita de Oliveira. O corpo como container da ciência. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2006, vol.12, n.20, pp. 131-139. ISSN 1677-1168.

O estatuto do corpo do homem atual mostra-o na condição de desmembrado, fragmentado como órgãos-reserva em disponibilidade para reposições, segundo os requerimentos do mundo técnico. O "humus" da humanidade não passa mais, necessariamente, pela palavra do pai, mas pela palavra do cientista. O corpo deve funcionar como deve, isto é, programar-se para a fecundação, ao mesmo tempo em que o dever ser mãe está garantido pelos direitos universais, direitos adquiridos por toda mulher desde sua condição de cidadã nos tempos modernos. Pelo pensamento de Heidegger, a questão da desumanização do mundo se coloca não exatamente sobre os dispositivos técnicos (sobre uma técnica, por exemplo, o congelamento dos óvulos) ou sobre uma "empreitada" qualquer (por exemplo, o biologismo), mas sobre uma disposição histórica de outra maneira mais profunda que modifica limites da natureza e os homens em utensílios..

Palavras-chave : Corpo; Técnica; Ciência moderna; Procriação medicamente assistida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License