SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número20O corpo como container da ciênciaViolência na teoria psicanalítica: ruptura ou modalidade de laço social? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

BERTAO, Flávia R. B. M.  e  HASHIMOTO, Francisco. Entre o desejo e o sofrimento psíquico no trabalho: um estudo de caso com professora de educação infantil. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2006, vol.12, n.20, pp. 141-163. ISSN 1677-1168.

Este artigo investiga a articulação entre o desejo e o sofrimento, a partir das relações que se estabelecem entre o trabalho e a subjetividade do indivíduo. O estudo parte de entrevistas semidirigidas com um professor de educação infantil. O conteúdo do relato pôde nos fornecer dados a respeito da vida psíquica e sua provável relação de ambigüidade entre o desejo e o sofrimento, bem como suas manifestações, na relação do sujeito com o trabalho. Discutiu-se como as experiências emocionais infantis são reeditadas no contexto do trabalho e esquadrinham a ressonância simbólica. No estudo concluiu-se que a importância do espaço da palavra no trabalho é condição para desenvolver o pensamento. Juntamente com a ressonância simbólica, o indivíduo pode manter uma articulação entre sua história pessoal e a realização do trabalho, o que possibilita alcançar sofrimento criativo e a superação do sofrimento patológico, sendo estes dois sofrimentos interligados, ambíguos e psicodinâmicos.

Palavras-chave : Inconsciente; Desejo; Sofrimento; Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License