SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número20Entre o desejo e o sofrimento psíquico no trabalho: um estudo de caso com professora de educação infantilEl estudio y lo institucional metonímico en la adolescencia: el neoliberalismo es hacer de suplentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SANTOS, Tania Coelho dos  e  TEIXEIRA, Maria Angélia. Violência na teoria psicanalítica: ruptura ou modalidade de laço social?. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2006, vol.12, n.20, pp. 165-180. ISSN 1677-1168.

Haverá uma teoria psicanalítica da violência? Basta associar a violência à pulsão de morte para explicar o crescimento deste fenômeno no laço social contemporâneo? Se nos baseamos na teoria lacaniana dos discursos, a violência é um sintoma ou é a ruptura do laço social? O crescimento desse fenômeno deve ser analisado a partir dos efeitos do objeto "a" em posição de ideal de nossa civilização ou como o efeito da abolição do Real como impossível que o discurso do capitalismo promove? Essas hipóteses são excludentes ou devemos articular uma à outra? Nossa reflexão ressalta os efeitos subjetivos da disjunção entre os elementos em jogo na estrutura dos discursos, verdadeira causa de fenômenos contemporâneos como a violência.

Palavras-chave : Violência; Sintoma; Ruptura do laço social; Discurso do capitalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License