SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número20El estudio y lo institucional metonímico en la adolescencia: el neoliberalismo es hacer de suplentesSituações de assédio moral a trabalhadores anistiados políticos de uma empresa pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MASCARENHAS, Leonardo Balbino; CARDOSO, Fernanda De Lazari; ROCHA, Gilmar  e  MACHADO, Marília Novais da Mata. Violência e medo permeando a exploração sexual de crianças e adolescentes. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2006, vol.12, n.20, pp. 193-213. ISSN 1677-1168.

Pesquisa realizada pelo Programa Pólos de Cidadania, Faculdade de Direito/UFMG, em 2004, detectou a exploração sexual infantojuvenil como um dos principais problemas de violação dos direitos humanos na região do Médio Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Nos dois anos seguintes, no intuito de prevenir a exploração sexual por meio da geração de trabalho e renda, o Programa Pólos realizou um projeto amplo de pesquisa-ação na região. Esse trabalho continua sob os auspícios da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. O presente artigo retoma algumas informações coletadas durante os trabalhos de campo, especialmente as entrevistas realizadas com crianças e adolescentes da região. O objetivo é o de analisar a alta incidência da violência na região e sua relação com a exploração sexual infanto-juvenil. Violência e medo são categorias recorrentes nos discursos analisados. A exploração sexual, violência sobre o corpo, é uma das suas manifestações.

Palavras-chave : Exploração sexual infanto-juvenil; Violência; Medo; Médio Vale do Jequitinhonha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License