SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número20Violência e medo permeando a exploração sexual de crianças e adolescentesA educação dos filhos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que fazer? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

FERREIRA, João Batista; MENDES, Ana Magnólia; CALGARO, José Cláudio Caldas  e  BLANCH, Josep M.. Situações de assédio moral a trabalhadores anistiados políticos de uma empresa pública. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2006, vol.12, n.20, pp. 215-233. ISSN 1677-1168.

Este estudo investiga a influência do contexto de trabalho nas situações de assédio moral, em categoria profissional vinculada a uma empresa pública. Foi realizado em parceria com a Associação Nacional de Anistiados Políticos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ANAPECT, que se articulou com trabalhadores anistiados que participaram da pesquisa. O referencial teórico é a psicodinâmica do trabalho e o enfoque psicossocial. Foi realizada uma entrevista coletiva com quatro trabalhadores voluntários, cujos relatos foram gravados e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados evidenciam características da organização do trabalho, relativas às relações de dominação, no contexto organizacional, que permitem identificar situações de assédio moral. Futuros estudos são sugeridos para aprofundar o debate sobre essas questões.

Palavras-chave : Assédio moral; Psicodinâmica do trabalho; Sofrimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License