SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número20Situações de assédio moral a trabalhadores anistiados políticos de uma empresa pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

KUNRATH, Letícia Hoffmann; WAGNER, Adriana  e  JOU, Graciela Y. de. A educação dos filhos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que fazer?. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2006, vol.12, n.20, pp. 235-250. ISSN 1677-1168.

Atualmente, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) é um dos distúrbios mais comuns apresentados na infância. Na pesquisa sobre esse assunto, a grande maioria dos trabalhos encontrados se refere às dificuldades e ao estresse das famílias, pois o relacionamento entre pais e filhos apresenta-se de forma mais conflituosa que o comum. Este estudo se propôs a estudar os pais de crianças em idade escolar com o diagnóstico de TDA/H, com o objetivo de identificar os tipos de estratégias educativas das quais eles fazem uso e quais consideram mais eficazes na orientação e educação dos filhos, bem como as estratégias mais utilizadas. Para tal, foi realizada a técnica do grupo focal, e entrevistas individuais. No tratamento dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo, conforme Olabuénega (1999), partindo dos seguintes eixos temáticos previamente estabelecidos a partir da literatura existente: descrição da parentalidade; dificuldades educativas dos TDA/H; estratégias educativas utilizadas; eficácia das estratégias. Os resultados mostraram que as estratégias utilizadas são: negociação, bater, castigo, chantagem e a tomada de consciência, como as mais usadas pelos pais.

Palavras-chave : Pais de crianças com TDA/H; Estratégias educativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License