SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A psicanálise na cultura: novas formas de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

ZENONI, Alfredo. Versões do Pai na psicanálise lacaniana: o percurso do ensinamento de Lacan sobre a questão do pai. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.1, pp. 15-26. ISSN 1677-1168.

Trabalharemos as diferentes modificações que a noção de Pai ganhou no ensinamento de Jacques Lacan. Partiremos do pai no singular como Nome-do-Pai, sustentação da ordem simbólica e portador da interdição, até chegarmos à sua função de "sinthoma". Do pai inicial, fundamento do laço social reduzido a um símbolo, portanto na condição de morto, chegaremos a um pai vivo; da unicidade a uma multiplicidade de "exceções" à lei; da universalidade à particularidade do objeto a que um homem extrai do corpo de uma mulher. O Nome-do-Pai multiplica-se em tantos nomes quantos forem os suportes à sua função. Em sua última apresentação, comparece como maneira de ligar os três registros - real, simbólico, imaginário -, que cada pai realiza como homem em relação a uma mulher e que decorre da maneira particular pela qual um pai pode suprir uma não relação sexual.

Palavras-chave : Nome-do-Pai; Pai-versão; Sinthoma; Gozo; Significante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License