SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Versões do Pai na psicanálise lacaniana: o percurso do ensinamento de Lacan sobre a questão do paiA vigilância na contemporaneidade: seus significados e implicações na subjetividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

BESSET, Vera Lopes; COHEN, Ruth Helena de Pinto; COUTINHO, Luciana Gageiro  e  RUBIM, Luiza Mendes. A psicanálise na cultura: novas formas de intervenção. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.1, pp. 27-40. ISSN 1677-1168.

Este trabalho foi produzido a partir da experiência de psicanalistas no contexto de uma pesquisa-intervenção desenvolvida no âmbito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro. Baseou-se na implantação de "grupos de reflexão" com jovens de diversas comunidades, coordenados por estudantes de psicologia e supervisionados por professores responsáveis pelo projeto. O trabalho traz algumas reflexões sobre a transferência no contexto atual das novas formas de intervenção da psicanálise na polis. Trata da presença do analista e, portanto, da psicanálise, não somente fora do espaço de um consultório, mas igualmente fora do enquadre de um tratamento. Destaca a importância dos laços transferenciais que puderam ser estabelecidos entre os coordenadores do projeto e os líderes comunitários como representantes do poder local na instauração da transferência amorosa entre os jovens universitários e os jovens da comunidade.

Palavras-chave : Pesquisa-intervenção; Transferência; Juventude; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License