SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A psicanálise na cultura: novas formas de intervençãoA invenção na ponta dos dedos: a reversão da atenção em pessoas com deficiência visual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

CANIATO, Angela Maria Pires  e  NASCIMENTO, Merly Luane Vargas do. A vigilância na contemporaneidade: seus significados e implicações na subjetividade. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.1, pp. 41-68. ISSN 1677-1168.

O presente trabalho constitui uma pesquisa bibliográfica que problematiza a questão da vigilância como prática social e ideologia, disseminada nas relações na sociedade e aceita pelos indivíduos, apesar de perigosas distorções de significados construídos pela indústria cultural. Aproximam-se e equiparam-se os significados de vigilância, cuidado, proteção e segurança. Essa equalização é uma estratégia ideológica da mídia para confundir os indivíduos. A fim de elucidar as diferenças de sentido entre essas categorias, investigaram-se os significados lingüístico e etimológico desses termos. Resgatando-se etimologicamente a palavra "vigilância", foi possível não só diferenciar vigilância e segurança, mas também identificar características da prática social da vigilância, o que impossibilitou-nos encará-la como cuidado ou segurança da população. Analisamos, por fim, os mecanismos psíquicos envolvidos devido à aceitação e reprodução da vigilância pelos indivíduos. A violência simbólica está implicada nesse processo e na repercussão de toda essa confusão simbólica nas relações sociais e nos vínculos afetivos.

Palavras-chave : Vigilância; Segurança; Cultura do medo; Ideologia; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License