SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A vigilância na contemporaneidade: seus significados e implicações na subjetividadeVivência de mães de crianças com deficiência auditiva em sala de espera índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

KASTRUP, Virgínia. A invenção na ponta dos dedos: a reversão da atenção em pessoas com deficiência visual. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.1, pp. 69-90. ISSN 1677-1168.

Diversos estudos têm indicado que a perda de visão produz uma reorganização do sistema cognitivo em função de novos investimentos da atenção, que são condição para a reinvenção da vida cotidiana dessas pessoas. Por outro lado, é cada vez mais evidente que o campo do perceber envolve um conjunto de experiências complexas, que vai além da dimensão funcional e utilitária. Existe uma atenção funcional, que é voltada para a vida prática, e uma atenção suplementar, que participa dos processos de invenção. O objetivo do texto é analisar, em pessoas que perderam a visão, duas mudanças da atenção: o redirecionamento da visão para o tato e a reversão, na qual a atenção sofre uma mudança de qualidade. A argumentação recorre a estudos de psicologia experimental, aos trabalhos de Bergson, Depraz, Varela e Vermersch, bem como a uma pesquisa de campo realizada numa oficina de cerâmica para pessoas com deficiência visual adquirida.

Palavras-chave : Invenção; Atenção; Deficiência visual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License