SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A invenção na ponta dos dedos: a reversão da atenção em pessoas com deficiência visualConvivendo no intervalo: relacionamento interpessoal de crianças em comerciais de televisão voltados para o público infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

RIBEIRO, Sandra Fogaça Rosa; YAMADA, Midori Otake  e  TAVANO, Liliam D’Aquino. Vivência de mães de crianças com deficiência auditiva em sala de espera. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.1, pp. 91-106. ISSN 1677-1168.

O presente trabalho estudou a vivência de mães de crianças com deficiência auditiva em sala de espera, enquanto aguardavam os atendimentos da equipe interdisciplinar do Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA), do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP) - Bauru. O objetivo foi identificar, analisar e compreender essa experiência em relação ao que estava sendo mais significativo. A pesquisa foi pela abordagem qualitativa, seguindo uma orientação fenomenológica. Os resultados revelaram uma configuração grupal na convivência das mães, que foram apresentados por meio de quatro categorias: vivências semelhantes, ajuda mútua, educação e aprendizagem, insegurança na sala de espera. A última parte apresenta sugestões para uma abordagem grupal com as mães em sala de espera, enquanto mais uma oportunidade de atenção a população atendida.

Palavras-chave : Deficiência auditiva; Sala de espera; Grupos de apoio; Pesquisa fenomenológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License