SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Vivência de mães de crianças com deficiência auditiva em sala de esperaTrajetos adolescentes na construção de toxicomanias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MOURA, Luciana Teles  e  GARCIA, Agnaldo. Convivendo no intervalo: relacionamento interpessoal de crianças em comerciais de televisão voltados para o público infantil. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.1, pp. 107-122. ISSN 1677-1168.

Este trabalho teve por objetivo analisar a natureza dos relacionamentos interpessoais entre crianças, retratados em comerciais de televisão veiculados por uma emissora de TV por assinatura destinada ao público infantil. A partir da análise de 98 horas de gravação em vídeo (uma semana de programação), foram identificados 46 comerciais diferentes, apresentando alguma forma de relacionamento interpessoal em 36 deles. Foram identificados os cenários desses relacionamentos, as atividades executadas pelas crianças, bem como as principais dimensões psicossociais de suas interações ou relacionamento com pares e familiares. Os comerciais enfatizam o lado positivo dos relacionamentos. Episódios de conflito e competição foram tratados com leveza e bom humor. Os produtos anunciados funcionaram como mediadores e facilitadores desses relacionamentos. Pode-se presumir que os relacionamentos presentes nos comerciais, assim como no resto da programação, possam servir de referência para os relacionamentos da criança.

Palavras-chave : Relacionamento interpessoal; Criança; Publicidade; TV.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License