SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Convivendo no intervalo: relacionamento interpessoal de crianças em comerciais de televisão voltados para o público infantilAnálise das qualidades psicométricas do Inventário de Gestão de Pessoas (Ingepe) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

TOROSSIAN, Sandra Djambolakdjian. Trajetos adolescentes na construção de toxicomanias. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.1, pp. 123-136. ISSN 1677-1168.

O presente artigo trata da construção das toxicomanias a partir de demandas de adolescentes usuários de drogas. Destaca-se a existência de diferentes lógicas de consumo que apresentam variadas problemáticas psíquicas. Os conceitos desenvolvidos por Rassial (1999), em relação à operação adolescente, e por Le Poulichet (1990), sobre as diferentes lógicas psíquicas encontradas nas toxicomanias, foram os norteadores deste trajeto. Ressalta-se a transformação de droga em tóxico associada às diferentes possibilidades e lugares que as drogas produzem no psiquismo. Além disso, resgata-se a significação que esses produtos adquirem para o sujeito adolescente, quer se trate de um sintoma endereçado ao outro ou de uma defesa perante uma ameaça de aniquilamento subjetivo. As considerações, aqui presentes, são acompanhadas de dois recortes de casos clínicos.

Palavras-chave : Adolescência; Toxicomanias; Clínica psicanalítica; Uso de drogas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License