SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Trajetos adolescentes na construção de toxicomaniasUma abordagem da psicologia do trabalho, na presença do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

GOMES, Cristiano Mauro Assis. Análise das qualidades psicométricas do Inventário de Gestão de Pessoas (Ingepe). Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.1, pp. 137-154. ISSN 1677-1168.

Este artigo apresenta as qualidades psicométricas do Inventário de Gestão de Pessoas (Ingepe) e discute suas implicações para a área de gestão de pessoas. O Ingepe foi elaborado para mensurar valores de trabalho sobre a relação entre formas de gestão e o desenvolvimento cognitivo do trabalhador. Ele foi aplicado em 826 estudantes do curso de Administração, Ciências Contábeis, Direito, História e Letras, de uma faculdade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Somente foram analisados os dados dos participantes que responderam totalmente ao instrumento. Foram empregados procedimentos de análise fatorial exploratória, método dos componentes principais e método dos eixos principais, scree test, critério do autovalor maior do que um, máxima verossimilhança, análise paralela por permutação e rotação oblimin. Os resultados indicam que o Ingepe é capaz de mensurar três dimensões de valores de trabalho, denominados de "valores tayloristas", "valores humanistas" e "valores de maximização dos lucros".

Palavras-chave : Desenvolvimento cognitivo; Gestão de pessoas; Valores de trabalho; Ingepe.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License