SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Análise das qualidades psicométricas do Inventário de Gestão de Pessoas (Ingepe)Risco e crise: pensando os pilares da urgência psiquiátrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

VIEIRA, Carlos Eduardo Carrusca; BARROS, Vanessa Andrade  y  LIMA, Francisco de Paula Antunes. Uma abordagem da psicologia do trabalho, na presença do trabalho. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.1, pp. 155-168. ISSN 1677-1168.

O presente artigo discute fundamentos e pressuposições freqüentemente utilizados como ponto de partida para a compreensão dos fenômenos ligados ao trabalho, que o colocam como um mero "apêndice". Com base na discussão dos conceitos de trabalho prescrito e trabalho real, dos marcos teóricometodológicos da ergonomia, ergologia e da psicologia materialista, o texto aponta as implicações problemáticas de tais perspectivas e apresenta a abordagem da Psicologia do Trabalho, para a qual a experiência do trabalho real e dos trabalhadores se configura como categoria central na compreensão da subjetividade, do desenvolvimento do sujeito e dos processos de saúde/doença, como a concebe Yves Clot. Relata-se aqui a experiência do projeto de pesquisa/extensão "Conexões de Saberes sobre o Trabalho", realizado na perspectiva metodológica da "Comunidade Científica Ampliada" e do "Dispositivo Dinâmico a Três Pólos". Discutemse os fatores que conduzem ao assédio moral, que, analisado sob a ótica do "trabalho real", é reconfigurado como "assédio psicossocial".

Palabras clave : Trabalho; Psicologia do Trabalho; Ergologia; Ergonomia; Subjetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License