SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Uma abordagem da psicologia do trabalho, na presença do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

JARDIM, Katita  e  DIMENSTEIN, Magda. Risco e crise: pensando os pilares da urgência psiquiátrica. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.1, pp. 169-190. ISSN 1677-1168.

Temos o intuito de problematizar a Urgência Psiquiátrica e seus conceitos fundantes, o risco e a crise. A rede de saúde mental não é estruturada para atender o paciente em crise e acaba delegando essa tarefa aos serviços de urgência. Assim, a rede de saúde mental, que ainda hoje privilegia o hospital psiquiátrico como seu órgão de maior complexidade, fortalece o fluxo de internamentos, colocando abaixo todos os preceitos da Reforma Psiquiátrica. Fazse necessário discutir o serviço de urgência e repensar estratégias que possam inventar novos contextos, que não privilegiem a crise e seus sintomas e sim a pessoa que sofre. Pessoas em crise, geralmente, precisam de ajuda e, em alguns casos, essa ajuda precisa ser imediata. É importante que possamos desconstruir a idéia de urgência em psiquiatria e a nossa proposta é pensarmos uma ética-cuidado que se aproxima mais de um tipo de atenção urgente à pessoa em crise.

Palavras-chave : Urgência psiquiátrica; Crise; Risco; Saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License