SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The current clinic of male homosexuality: solution or choice of object author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

GASPARD, Jean-Luc. Toxicomania: complexo familiar e figura do pai. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 243-252. ISSN 1677-1168.

O acompanhamento clínico em centro de atendimento de pais de adolescentes ou de jovens adultos, em grupo de fala ou individualmente, permite que se evidenciem as carências na transmissão da função paterna encontradas na base da patologia do laço familiar. Assim, pode ter início um movimento de elaboração psíquica capaz de sustentar um trabalho de separação real e fantasmática. A partir do relato do atendimento de uma mãe, este texto, valendo-se de uma referência precisa do ensino de Lacan sobre a função das drogas, propõe uma reflexão sobre a posição subjetiva na toxicomania. Posição que o autor explicita como a maneira pela qual cada sujeito se sustenta em sua relação ao saber e a suas determinações, o fato de chegar ou não a se inscrever no laço social e, também, o de consentir ou não à responsabilidade quanto a seu gozo.

Keywords : Toxicomania; Atendimento dos pais; Função paterna; Complexo familiar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License