SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Atualidade clínica da homossexualidade masculina: solução ou escolha de objetoO real na experiência de análise: interpelação e presença do analista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MIZRAHI, Beatriz Gang  e  GARCIA, Claudia Amorim. A capacidade de estar só: um contraponto winnicottiano ao ideal contemporâneo de autonomia absoluta. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 267-280. ISSN 1677-1168.

Segundo Robert Castel, o projeto moderno de liberdade e autonomia exigiu a construção de suportes sociais que compensaram a vulnerabilidade do indivíduo, deixado inicialmente à mercê de si mesmo na aurora da modernidade. Esta análise sugere a tese paradoxal de que a liberdade individual não contradiz, pelo contrário, supõe a consistência dos laços sociais que permitam o livre exercício da autonomia. Winnicott, por sua vez, contribui para a compreensão desse paradoxo, do ponto de vista subjetivo, mostrando como, ao longo do processo maturacional, nas suas diferentes fases, a autonomia do indivíduo, representada pela capacidade de estar só, depende da presença de um ambiente suficientemente forte para suportar que ele se discrimine sem risco de ruptura e solidão. Este trabalho representa, portanto, uma tentativa de articulação das contribuições da sociologia e da psicanálise no entendimento da crise que atravessa a sociedade contemporânea, conseqüente da dissolução dos suportes sociais.

Palavras-chave : Autonomia; Modernidade; Desamparo; Capacidade de estar só; Ambiente suficientemente bom.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License