SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The capacity to be alone: a winnicottian counterpoint to the contemporary ideal of absolute autonomyThe fraternal function and the vicissitudes of being and having a sibling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

ANA, Costa  and  DORIS, Rinaldi. O real na experiência de análise: interpelação e presença do analista. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 281-292. ISSN 1677-1168.

O texto resulta de uma elaboração de acompanhamentos de análises, tendo como foco a indagação a respeito da presença do analista, no que a mesma implica um encontro do real. Essa questão foi acompanhada, nos casos apresentados, pela via de indagações sobre o silêncio. Ele foi situado a partir de duas proposições: em primeiro lugar, como uma interpelação quanto ao lugar do analista, com o encontro de um mutismo; numa segunda apresentação de caso, o silêncio situou-se do lado da analisanda, com as conseqüências implicadas na circulação da palavra. A referência das duas passagens é a produção do sonho, que se apresenta como o encontro do real, que convoca o trabalho do sujeito do inconsciente. A partir dos fragmentos clínicos, o silêncio pôde ser pensado como proveniente do real, como via de possibilidade para uma nova circulação do discurso, nessa dobradura entre simbólico e real na qual se inscreve uma experiência de análise.

Keywords : Presença do analista; Real; Trauma originário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License