SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The real in the analysis experience: the analyst’s interpellation and presenceVisual arts in the city: aesthetic relations and subjectivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

GOLDSMID, Rebeca  and  FERES-CARNEIRO, Terezinha. A função fraterna e as vicissitudes de ter e ser um irmão. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 293-308. ISSN 1677-1168.

Apesar da importância do irmão na constituição do sujeito, somente por volta do ano 2000, os autores contemporâneos passaram a mostrar um interesse maior pelo estudo da relação fraterna. Grande parte desses estudos se dedica mais à competição e à rivalidade entre os irmãos do que à boa convivência e à solidariedade. Em nossa revisão teórica, realizada na abordagem psicanalítica, iniciamos pelos clássicos - Freud, Klein e Adler - e prosseguimos com os autores contemporâneos, fazendo um estudo sobre a dinâmica da relação fraterna, focalizando seus aspectos de competição e de rivalidade bem como os de solidariedade e de companheirismo. Constatamos, assim, a importância da fratria na construção da subjetividade dos irmãos.

Keywords : Irmão; Função fraterna; Fratria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License