SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Visual arts in the city: aesthetic relations and subjectivityGiving and receiving alms and subjective process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

CARDOSO, Marta Rezende. A impossível "perda" do outro nos estados limites: explorando as noções de limite e alteridade. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 325-338. ISSN 1677-1168.

Nosso objetivo é examinar o modo de funcionamento psíquico próprio dos estados limites, tendo em vista o papel singular da dimensão de alteridade nesses quadros. Essa perspectiva de análise vem nos remeter à idéia de uma complexa relação entre interioridade e exterioridade que caracterizaria essas patologias, marcadas por uma problemática identitário-narcísica. São esses os aspectos que pensamos estarem na base desses quadros clínicos, visão distinta daquela que, utilizando o termo borderline, tende a defini-los a partir da fronteira entre a neurose e a psicose. A questão da alteridade pode ser um operador dos mais relevantes nessa investigação, propiciando elementos de análise bastante frutíferos, não somente dos fundamentos dos "funcionamentos limites" como também de outros quadros psicopatológicos, permitindo, até mesmo, o estabelecimento de uma interessante base de comparação entre eles. Dessa forma, buscaremos estabelecer um contraponto dos estados limites com outros quadros clínicos, com a finalidade de melhor apreender a sua singularidade.

Keywords : Estados limites; Alteridade; Interioridade; Exterioridade; Perda.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License