SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The impossible "loss" of the other in borderline states: exploring the notions of boundary and othernessDevelopment of reading strategies in elementary school and relationship to school performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

BONATTO, Francisco Rogerio de Oliveira et al. Dar e receber esmolas e processo de subjetivação. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 339-362. ISSN 1677-1168.

Esta pesquisa, realizada na área de Psicologia Social, visou explorar como a prática de dar e receber esmolas, no contexto das relações entre doadores e a população carente adolescente de Poços de Caldas - MG, constitui dimensão no processo de subjetivação, que vem a ser uma forma do sujeito - principalmente do sujeito adolescente - se posicionar diante de si e da realidade social. Para tratamento dos discursos elaborados pelos sujeitos nas entrevistas, utilizou-se a análise das práticas discursivas, proposta por Mary Jane Spink. Dos resultados nota-se que os doadores constroem uma argumentação a partir da impressão que têm daquele que pede, elaborada na relação estabelecida entre pedinte e doador; já os adolescentes mostram uma tendência de se servirem da esmola como meio mais fácil para obtenção das benesses que a geração de renda por meio de atividades comumente aceitas pela sociedade não permite.

Keywords : Adolescentes; Esmolas; Processo de subjetivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License