SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Giving and receiving alms and subjective processPhonological development of preschool children at the Northwest Region of Belo Horizonte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra  and  DIAS, Natália Martins. Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 363-382. ISSN 1677-1168.

Há três estratégias para se lidar com palavras escritas - a logográfica, a alfabética e a ortográfica -, que se desenvolvem em diferentes momentos e são usadas conforme as características dos itens a serem lidos. O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento dessas estratégias de leitura em crianças de 1ª a 4ª série do ensino fundamental e sua correlação com notas escolares. Participaram da pesquisa 438 crianças de uma escola pública do interior de SP, avaliadas no Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP), que possibilita identificar as estratégias de leitura. Da 1ª à 3ª série verificou-se aumento do escore total, com prevalência da estratégia logográfica na 1ª série, desenvolvimento das estratégias alfabética e ortográfica na 2ª e 3ª séries e melhor estabelecimento da ortográfica na 4a série. Análises de correlação de Pearson entre TCLPP e notas identificaram diversas correlações significativas, sendo que as estratégias mais relacionadas às notas passaram da logográfica para a ortográfica ao longo das séries.

Keywords : Estratégias de leitura; Alfabetização; Linguagem escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License