SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Development of reading strategies in elementary school and relationship to school performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

VITOR, Renata Maia  and  CARDOSO-MARTINS, Cláudia. Desenvolvimento fonológico de crianças pré-escolares da Região Noroeste de Belo Horizonte. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 383-398. ISSN 1677-1168.

Objetivo: Descrever o desenvolvimento fonológico de crianças em idade pré-escolar falantes da variante mineira do Português Brasileiro. Metodologia: 95 crianças que freqüentavam escolas infantis da rede particular de ensino da região Noroeste de Belo Horizonte foram submetidas a uma triagem de fala. As crianças foram classificadas de acordo com o número e o tipo de processos fonológicos. Além disso, foi calculado o Índice de Densidade Fonológica - PDI (Edwards, 1992). Resultados: Apenas 35 crianças não realizaram qualquer processo fonológico. Os processos fonológicos mais freqüentes foram os de substituição de consoantes líquidas e redução de encontro consonantal. Finalmente, variações no desenvolvimento fonológico correlacionaram-se com variações na idade das crianças. Conclusões: Os resultados do presente estudo têm implicações importantes para o diagnóstico de distúrbios fonológicos em crianças no final dos anos pré-escolares e falantes da variante mineira do Português Brasileiro.

Keywords : Linguagem; Fonologia; Crianças pré-escolares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License