SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O sujeito e o destinoPsicanálise e pragmatismo: aproximações e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

TEIXEIRA, Antônio M. R.. O objeto da psicanálise no impasse da avaliação. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2008, vol.14, n.1, pp. 37-46. ISSN 1677-1168.

Neste texto, o autor se propõe a realizar uma abordagem crítica da expansão contemporânea das práticas de avaliação, apontando sobretudo o programa político ao qual elas respondem, ao pensar o sujeito com base em uma tipificação definida pela mensuração quantitativa de seu valor instrumental. Ao criticar essa reificação instrumental do sujeito pela ideologia da avaliação, assim como o processo de homogeneização coletiva do qual suas práticas dependem para fixar o seu objetivo, o artigo expõe o modo pelo qual a experiência psicanalítica revela um objeto inavaliável na relação do sujeito com o gozo, no sentido de algo que não se presta ao uso instrumental nem tampouco comporta medidas de comparação ou critérios de equivalência.

Palavras-chave : Práticas de avaliação; Critérios de equivalência; Singularidade subjetiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License