SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O objeto da psicanálise no impasse da avaliaçãoA política do psicanalista: o saber da psicanálise entre ciência e religião índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

D'AGORD, Marta Regina de Leão; BINKOWSKI, Gabriel Inticher  e  CHITTONI, Felipe Bücker. Psicanálise e pragmatismo: aproximações e possibilidades. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2008, vol.14, n.1, pp. 47-62. ISSN 1677-1168.

Este trabalho realiza um diálogo entre a Psicanálise e a Filosofia pragmatista a partir de uma temática comum: a linguagem. Utilizase o método de análise comparada para analisar as concepções de linguagem em cada um desses dois campos. Se, para os pragmatistas, a linguagem é tratada como um jogo de linguagem, para os psicanalistas, a linguagem é enfocada através dos efeitos da fala. Enquanto que aos pragmatistas interessará a permanente construção de significações; aos psicanalistas interessará a possibilidade de novas significações através da análise de sintomas, sonhos, equívocos ou chistes. Entretanto, ambas as perspectivas se encontram pela aposta na abertura para novos sentidos gerada pelo campo da linguagem; assim como pelo abandono da busca de um referente último e pelas implicações éticas dessa aposta na abertura de sentido.

Palavras-chave : Psicanálise; Pragmatismo; Jogos de linguagem; Análise comparada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License