SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A política do psicanalista: o saber da psicanálise entre ciência e religiãoEstresse e sofrimento no trabalho dos executivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SILVA, Elisa Alves da  e  COSTA, Ileno Izídio da. Saúde mental dos trabalhadores em saúde mental: estudo exploratório com os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial de Goiânia/Go. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2008, vol.14, n.1, pp. 83-106. ISSN 1677-1168.

Este artigo trata-se de estudo das relações de (des)cuidado que permeiam o cotidiano de trabalho e influenciam a saúde mental dos profissionais de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em Goiânia/GO. Foram formados três grupos com 22 trabalhadores de diferentes categorias profissionais. A metodologia foi a pesquisaação, e o instrumento os grupos operativos de reflexão. Os dados obtidos foram examinados através da análise de conteúdo. Foram destacadas quatro categorias: experiências de cuidado com o cuidador, relações interpessoais, sofrimento psíquico e dificuldades e desafios em atuar no novo modelo de atendimento em saúde mental. Observamos que a saúde psíquica perpassa a complexidade das relações de (des)cuidado que são estabelecidas com o próprio profissional, com o outro (usuários e colegas de trabalho) e com a instituição (organização do trabalho). Há uma necessidade de investimentos e ações que privilegiem o cuidado com a saúde mental desses profissionais e integrem uma política pública voltada ao servidor da saúde.

Palavras-chave : Relações de cuidado; Profissionais de saúde; Saúde mental; Reforma psiquiátrica; Centros de atenção psicossocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License