SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Mental health workers’ mental health: an exploratory study with professionals in Psychosocial Attention Centres in Goiânia, Goiás StateThe conception of network in the sanitary and psychiatric reforms in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

MOTA, Carolina Maria; TANURE, Betania  and  CARVALHO NETO, Antonio. Estresse e sofrimento no trabalho dos executivos. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2008, vol.14, n.1, pp. 107-130. ISSN 1677-1168.

O objetivo deste artigo é identificar as possíveis correlações entre o padrão de comportamento e o nível de estresse percebido pelos executivos das grandes empresas no Brasil. O referencial teórico aborda os conceitos sobre o estresse baseando-se em autores que são referência na temática, como Selye (1959), Albrecht (1990), Cooper (1988) e Moraes et al. (2001). Em seguida, apresentamos o conceito do Tipo Comportamental, de Friedman e Rosenman (1976), e de autores que tratam o sofrimento no trabalho e a sua relação com o estresse, como Dejours (1992; 1994; 1996) e Codo et al. (1993). Os resultados indicaram que há predominância do padrão de comportamento Tipo A entre os executivos, que se disseram mais insatisfeitos e infelizes do que os do Tipo B em relação a aspectos profissionais e pessoais. Foram os que se percebem mais estressados, quadro manifesto no nervosismo, em ímpetos de raiva, irritabilidade fácil e ansiedade.

Keywords : Estresse; Tipo comportamental; Patologias relacionadas ao trabalho; Executivos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License