SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Saúde mental dos trabalhadores em saúde mental: estudo exploratório com os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial de Goiânia/GoA noção de rede nas reformas sanitária e psiquiátrica no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MOTA, Carolina Maria; TANURE, Betania  e  CARVALHO NETO, Antonio. Estresse e sofrimento no trabalho dos executivos. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2008, vol.14, n.1, pp. 107-130. ISSN 1677-1168.

O objetivo deste artigo é identificar as possíveis correlações entre o padrão de comportamento e o nível de estresse percebido pelos executivos das grandes empresas no Brasil. O referencial teórico aborda os conceitos sobre o estresse baseando-se em autores que são referência na temática, como Selye (1959), Albrecht (1990), Cooper (1988) e Moraes et al. (2001). Em seguida, apresentamos o conceito do Tipo Comportamental, de Friedman e Rosenman (1976), e de autores que tratam o sofrimento no trabalho e a sua relação com o estresse, como Dejours (1992; 1994; 1996) e Codo et al. (1993). Os resultados indicaram que há predominância do padrão de comportamento Tipo A entre os executivos, que se disseram mais insatisfeitos e infelizes do que os do Tipo B em relação a aspectos profissionais e pessoais. Foram os que se percebem mais estressados, quadro manifesto no nervosismo, em ímpetos de raiva, irritabilidade fácil e ansiedade.

Palavras-chave : Estresse; Tipo comportamental; Patologias relacionadas ao trabalho; Executivos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License