SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Ser livre para consumir ou consumir para ser livre?Corporeidade: uma revisão crítica da literatura científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

CAMINO, Cleonice; GALVAO, Lilian  e  RIQUE, Júlio. Da justiça ao direito. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2008, vol.14, n.1, pp. 171-188. ISSN 1677-1168.

Inspirados nas idéias de Piaget sobre os diferentes níveis de descentração social e os de compreensão da realidade (concretoabstrato) e baseando-se na suposição de que o avanço no nível de descentração sobre o direito depende do avanço no nível de descentração sobre a justiça, investiga-se se há relação entre a concepção do que é a justiça e do que é ter um direito. Administrouse um questionário a 180 adolescentes do sexo masculino de diferentes contextos sociais. Os adolescentes responderam às questões: O que é ter um direito? O que é a justiça? As respostas foram classificadas em quatro categorias. Observou-se a influência do contexto na freqüência de respostas às categorias e uma diferença significativa entre as concepções sobre justiça e direito. Na maioria dos casos, verificou-se a suposição inicial: os adolescentes avançaram mais rapidamente nas concepções sobre a justiça do que nas concepções sobre o direito.

Palavras-chave : Justiça; Direito; Contexto social; Adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License