SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Da justiça ao direitoCorpo, sentidos e coreografias: narrativas de uma festividade na Bahia do século XVIII índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio  e  AMORIM, Katia de Souza. Corporeidade: uma revisão crítica da literatura científica. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2008, vol.14, n.1, pp. 189-214. ISSN 1677-1168.

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica que aborda a noção de corporeidade, sendo preservada nesta a perspectiva de corpo como parte intrínseca da relação pessoa-contexto. O objetivo da revisão foi apreender sentidos e abordagens na literatura científica acerca do tema, visando contribuir com investigações da Psicologia do Desenvolvimento. Foram consultadas bases de dados PsycInfo, Medline, Scielo e Lilacs (1970 a 2005), sendo recuperados 11 artigos indexados. Identificou-se que os trabalhos relacionam-se a diferentes áreas do conhecimento e a diversas linhas e abordagens da Psicologia. Há certo consenso quanto à necessidade de rompimento com posturas que dicotomizam as relações corpomente e pessoa-ambiente, buscando visão mais integradora desses elementos; há, ainda, freqüente referência à fenomenologia merleau-pontyana. Como os trabalhos não definem com clareza aquela noção, não partem de pesquisas empíricas e nem se dirigem a elas, conclui-se que o tema merece maior exploração nessa direção.

Palavras-chave : Revisão bibliográfica; Corporeidade; Intercorporeidade; Dialogismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License