SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Poder e trabalho na escola: práticas inclusivas em discussãoO momento da saída do abrigo por causa da maioridade: a voz dos adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MONICA ARPINI, Dorian; TANURE, Betania  e  CRISTINE OSS-EMER SOARES, Adriane. A revelação e a notificação das situações de violência contra a infância e a adolescência. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2008, vol.14, n.2, pp. 95-111. ISSN 1677-1168.

Este artigo aborda a temática da violência contra a infância e a adolescência com foco na revelação das situações de violência e seus desdobramentos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em três instituições da cidade de Santa Maria-RS: duas escolas e uma unidade básica de saúde. Nessas se procurou identificar como os profissionais vivenciam as situações de violência e a denúncia. Para tanto, utilizaram-se técnicas de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Os resultados apontam problemas associados à revelação e à notificação. No que diz respeito à revelação, o rompimento do silêncio está relacionado à escuta e ao comprometimento por parte dos profissionais. Com relação à notificação, identificou-se que muitos casos não tiveram resolutividade por parte das instituições de proteção e responsabilização. Sentimentos de medo, impotência e revolta foram identificados como resultado da vivência próxima à situação de violência e à não credibilidade das instituições.

Palavras-chave : Violência; Revelação; Denúncia; Infância; Adolescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License