SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Leaving the shelter after reaching full legal age: the adolescents’ voiceTraces of romantic love and conjugal violence: an analysis based on the kidnapping of bus 499 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

TELES MOURA, Luciana  and  GARCIA, Agnaldo. Relacionamento interpessoal e mídia: as amizades no Castelo Rá-tim-bum. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2008, vol.14, n.2, pp. 133-151. ISSN 1677-1168.

Este trabalho teve por objetivo investigar alguns aspectos das amizades (rede de amigos, similaridade, atividades compartilhadas, comunicação, cooperação, apoio social, intimidade, aspectos afetivos, conflito, agressividade e competição) das personagens centrais do Castelo Rá-tim-bum. O conteúdo de 20 episódios foi analisado e classificado a partir de categorias pre-estabelecidas e os dados obtidos foram comparados com a literatura científica sobre amizade na infância. Os resultados indicaram uma rede de amigos mais restrita e diversificada em relação a gênero, idade e etnia do que as observadas na vida real. Aspectos positivos de atividades compartilhadas, comunicação, cooperação, apoio social e aspectos afetivos e cognitivos são realçados no programa, indicando a idealização da amizade. Por outro lado, possíveis aspectos negativos como conflito, agressividade e competição estão praticamente ausentes. Pode-se concluir que a série apresenta a amizade como algo idealizado, contribuindo para o estabelecimento de um ideal de amizade pelas crianças que o assistem.

Keywords : Amizade; Relacionamento interpessoal; Crianças; TV.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License