SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A legenda dos genes e os leitores do cérebroViver em tempos sombrios: a experiência e os laços com os contemporâneos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

BOARINI, Maria Lucia. La (desconocida) reforma psiquiátrica en municipios de pequeño porte. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 28-50. ISSN 1677-1168.

Este artigo é o resultado de um estudo qualitativo-exploratório, cujo objetivo principal foi conhecer a atenção em saúde mental na rede pública de saúde em um município aquém de pequeno porte. Treze famílias de portadores de transtorno mental (em 7 famílias entrevistadas, houve a participação do paciente) e 10 trabalhadores da saúde do único dispositivo de saúde (UBS) existente no município foram entrevistados. Em geral, para a população entrevistada (tanto familiares, quanto trabalhadores), o problema é de ordem hereditária e social. A medicação copiosamente repetida e o isolamento em hospital psiquiátrico são percebidos com naturalidade. Reconhecem, porém, que a permanência em hospital psiquiátrico deixa a pessoa “mais traumatizada”. Tal fato aponta a necessidade de outro olhar para os municípios “minúsculos”1, maior investimento na formação de equipes multiprofissionais comprometidas com a atenção à saúde mental, que privilegia a atenção de base comunitária e efetivo controle social.

Palavras-chave : reforma psiquiátrica; atención a la salud mental; municipios “minúsculos”.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License