SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A (desconhecida) reforma psiquiátrica em municípios aquém de pequeno porteA experiência do adolescente usuário de implante coclear índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

ROSA, Miriam Debieux; VICENTIN, Maria Cristina  e  CATROLI, Viviani S. C.. Viver em tempos sombrios: a experiência e os laços com os contemporâneos. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 51-68. ISSN 1677-1168.

Neste artigo, vamos examinar, apoiadas em convergências ético-políticas de autores de diversas áreas de conhecimento, as estratégias de poder e os impasses do sujeito contemporâneo nestes tempos sombrios. Apontaremos algumas das consequências desse poder para o sujeito no capitalismo avançado, particularmente as que incidem sobre o sentido da vida, sobre a historização do sujeito. Indicaremos algumas modalidades de resistência que supõem o deslocamento do gozo monitorado politicamente e mortífero para o desejo, para uma práxis caracterizada pelo resgate da experiência compartilhada do mundo, em que os processos coletivos e a reabilitação do espaço público possam tornar possível a construção de projetos comuns. O artigo recoloca a noção de contemporâneo pela via da conjugação de diversas temporalidades, afirmando a construção de um modo particular de atribuir sentido ao presente. Entende que, resgatando a experiência compartilhada com os contemporâneos, pode-se reinventar a vida e criar mecanismos de pressão contra a submissão ao poder soberano.

Palavras-chave : contemporâneo; experiência; psicanálise; resistência; política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License