SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Viver em tempos sombrios: a experiência e os laços com os contemporâneosMarcas corporais na adolescência: (im)possibilidades de simbolização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

BOZELLI ZANARDI, Marcela Maria; YAMADA, Midori Otake  e  BEVILACQUA, Maria Cecília. A experiência do adolescente usuário de implante coclear. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 69-89. ISSN 1677-1168.

Este estudo buscou compreender a vida cotidiana de adolescentes com implante coclear. Os participantes da pesquisa foram quatro adolescentes do sexo feminino, entre 13 e 16 anos de idade. Nesta pesquisa qualitativa, a análise dos resultados baseou-se no método fenomenológico. Concluiu-se que o contexto escolar era marcado por dificuldades, especialmente na língua portuguesa; o contexto familiar era vivido como espaço de apoio; o namoro/ficar era permeado por sentimentos de inferioridade e marcado pelo preconceito. A importância da amizade era evidente para os adolescentes, e o implante coclear significava satisfação em ouvir e a constatação da deficiência auditiva.

Palavras-chave : adolescente; implante coclear; deficiência auditiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License