SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The experience of cochlear implant adolescent usersProfessional orientation as a rehabilitation instrument for patients with chronic illnesses and acquired deficiencies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

KOTHER MACEDO, Mônica Medeiros; GOBBI, Adriana Silveira  and  WASCHBURGERI, Evelise Machado Pinto. Marcas corporais na adolescência: (im)possibilidades de simbolização. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 90-105. ISSN 1677-1168.

Na adolescência, o corpo é tomado por intensas modificações biológicas e psíquicas que podem ser equiparadas a uma vivência de invasão. O trabalho psíquico próprio da adolescência encontra no corpo um cenário privilegiado de expressão. Objetiva-se, neste artigo, por meio das contribuições da Psicanálise, propor uma leitura de problemáticas da adolescência nas quais a busca por marcas corporais pode expressar as (im)possibilidades de simbolização das conflitivas próprias dessa etapa. Dessa maneira, as expressões no corpo são abordadas não apenas como recursos de elaboração do excesso, próprio da experiência de ressignificação da adolescência, mas, principalmente, como manifestações que podem revelar o fracasso desse processo. O uso de tatuagens e piercings, circunscritos ao contexto adolescente, é abordado com o intuito de enfatizar que essas marcas corporais ocorrem simultaneamente às intensas transformações da adolescência. Esses fenômenos são abordados, privilegiando-se a singularidade dessa idade da vida.

Keywords : adolescência; corpo; psicanálise; tatuagens; piercings.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License